

QUEM SOMOS:
Somos uma comunidade de cristãos e fazemos parte do corpo de Cristo. Fomos amados, transformados e redimidos pela maravilhosa graça de Deus revelada na cruz. Somente por meio do sacrifício de Jesus podemos oferecer o verdadeiro louvor e prestar a verdadeira adoração porque em Cristo recebemos a adoção de filhos e a liberdade que nos possibilita adentrar no trono de graça do Deus Vivo, que nos recebe de volta com os braços abertos.
Nossos encontros acontecem semanalmente nos lares e em nosso Templo para o estudo da Palavra, para a comunhão e para oração, além de prestarmos culto a Deus em celebrações alegres, festivas e solenes. O centro de todos os encontros e celebrações é Cristo e sua Palavra, onde encontramos os propósitos e os desafios de Deus para nossas vidas.
Reconhecemos que o nosso propósito maior, nosso fim principal é glorificar a Deus e ter alegria nele, para sempre.
Enquanto comunidade local, a Igreja Presbiteriana de Passos que segue as doutrinas abraçadas pela Reforma Protestante do Século XVI e está vinculada ao Presbitério Vale do Rio Grande e à Igreja Presbiteriana do Brasil, organizada em nosso país desde o dia 12 de agosto de 1859.
Temos como princípios fundamentais cinco expressões observadas por todos os cristãos ligados à Reforma Protestante:
Sola Scriptura -– Somente as Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos devem ser observadas como regra de fé e prática na vida cristã.
Solus Christus - Somente Cristo pode redimir a raça humana e toda a criação de Deus.
Sola Gratia - Somente a Graça de Deus é suficiente para salvação da humanidade.
Sola Fide -– Somente a Fé pode conduzir o ser humano de volta a Deus.
Soli Deo Gloria -– Somente a Deus devemos tributar toda glória, toda honra e todo louvor.
BREVE HISTÓRICO:
Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos. (Apocalipse 15.4).
A Igreja Presbiteriana de Passos tem suas raízes históricas no início do século XX, quando pastores e missionários presbiterianos vieram à região para a proclamação do evangelho. No dia 13 de agosto de 1909 foi realizada a primeira conferência presbiteriana oficial na cidade, conduzida pelo Rev. André Jensen na Câmara Municipal. Desde então, a mão poderosa de Deus conduziu nossos antepassados a proclamarem o evangelho em nossa região de forma surpreendente e abençoada.
A primeira Sala de Cultos foi consagrada em 1921, através do trabalho do missionário Paulo Valentim, da Missão Presbiteriana West Brasil. Em 1925, o Missionário e Pastor Eduardo Lane assumiu os trabalhos. A Igreja crescia sob a graça de Deus e no poder do Espírito Santo. No dia 10 de fevereiro de 1940, sob a direção do Rev. Joaquim Machado, a Igreja foi organizada em comunidade local pelo Presbitério de Minas.
Em 1944, assume os trabalhos o Rev. Jairo Borges, dando início a um período de expansão do presbiterianismo na região. Com a construção e consagração do Templo na Rua Cel. Neca Medeiros no ano de 1949, a Igreja Presbiteriana de Passos assume a sua vocação missionária plantando, edificando e organizando diversas Igrejas em São João Batista do Glória, Cássia, Itaú de Minas, Furnas, Córrego das Pedras, Jardim Bela Vista, Coimbras, Jardim Planalto e, recentemente, Jardim Itália.
Diversos pastores contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de nossa comunidade no decorrer de seus 72 anos de organização:
Rev. Joaquim Machado: pastor efetivo (1940-1943);
Rev. Jairo Borges: pastor efetivo (1944-1979);
Rev. Lyzias Garcia da Costa: pastor evangelista (1975);
Rev. Edetildes de Souza: pastor auxiliar (1974-2002);
Rev. Antônio Lemos da Silveira: pastor efetivo (1980-1985);
Rev. Carlos Ferreira Júnior: pastor auxiliar (1984-1985; 1994) e pastor efetivo (1986 e 1995-2004);
Rev. Antônio Carlos Gonçalves: pastor auxiliar (1986) e pastor efetivo (1987-1988);
Rev. José Carlos Gonçalves: pastor auxiliar (1987-1991);
Rev. Juarez Marcondes Filho: pastor efetivo (1989) e pastor auxiliar (1991);
Rev. Décio Martins Gomes: pastor efetivo (1990 a 1994);
Rev. Marcos Chaves Brasileiro: pastor auxiliar (1991);
Rev. Moisés Coelho Castro: pastor auxiliar (1997-2004) e pastor efetivo (2005-2012);
Rev. Paulo Queiroz Ferreira: pastor auxiliar (1999 a 2012);
Rev. Vanderlei José de Oliveira: pastor auxiliar (2007-2008);
Rev. Leonildo Alves de Oliveira: pastor auxiliar (2009-2012);
Rev. Daniel Garcia da Santos: pastor auxiliar (2010 a 2012).
A Igreja
Artigo
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
Salmo 121:3
As girafas têm o menor ciclo de sono entre os mamíferos. Elas dormem somente de dez minutos a duas horas num período de 24 horas e uma média de apenas 1,9 horas de sono por dia. Aparentemente sempre despertas, as girafas...
Todo Domingo 9h
I Igreja Presbiteriana
Rua Cel Neca Medeiros 133
NÂO PERCA
Participe da Escola Dominical